Escolha um lugar confortável para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas e que não deixe você muito reclinada para trás. Apoie as pernas ou os pés em um banquinho confortável. O objetivo é que as suas coxas fiquem retas, paralelas ao chão, e que você não tenha que forçar os músculos para manter o bebê na altura correta. Colocar os pés para cima é mais importante no comecinho, quando o bebê ainda é bem pequenininho e sua circulação sanguínea ainda está voltando ao normal depois da gravidez. Use uma almofada de amamentação ou mesmo almofadas comuns e travesseiros para apoiar o bebê. Você vai precisar levar o bebê até o seu peito, e não o peito até o bebê. Com a almofada você não sobrecarrega seus braços com o peso do bebê. Parece levinho, mas com o tempo cansa! Quando você tiver mais prática, e o bebê estiver maior, talvez você nem precise mais das almofadas, porque será mais fácil para ele alcançar o seio. Observe se você não está tensa. Relaxe os ombros. Deixe-os o mais longe possível das suas orelhas.
Como posicionar a boca do bebê no seio
Esvazie um pouco a mama antes de dar de mamar quando o seio estiver endurecido. Se o peito estiver muito cheio a boca do bebê escorrega e ele não consegue segurar o bico. Para ajudar a evitar rachaduras, enquanto esvazia um pouco o peito, pegue desse leite e passe no bico como se estivesse lavando, o leite vai ajudar a proteger o bico.
A mãe deve posicionar o polegar acima da auréola e o indicador abaixo, formando um ‘C’. Ao mamar, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para fora, abocanhando quase toda a auréola e não somente o bico do peito, e as mamadas serão grandes e espaçadas. A boca do bebe deve ficar parecida com a boca de um peixinho.
Quando for tirar a criança do peito, coloque o dedo mínimo na boca da criança para enganá-la. Ela aceita trocar o bico do peito pelo dedinho e, assim, não puxa o mamilo da mãe com força. Quando o bebê largar a mama, os mamilos devem estar levemente alongados e redondos.
A pega correta nao deve fazer barulhos e nem buraquinhos na buchecha, caso isso aconteça é nessessario tirar o peito e dar de novo para a criança.
A amamentação com posicionamento e pega corretos não dói, e é um momento bastante agradável para a mãe e para o bebê.